Porque a Gestão de Processos é importante?

Posted on Postado em Acontece na Alcer, Artigos e Entrevistas, blog, Sem categoria

 

Luiz Gustavo, Consultor Empresarial Alcer

Através da gestão de processos, as empresas conseguem identificar as rupturas e desvios, podendo assim tratar as anomalias, direcionar melhor os colaboradores e consequentemente atingir melhores resultados.

Diante disso, colocamos 6 motivos para você melhorar os processos organizacionais de sua empresa.

 

 1. Motivação da Equipe

Nem sempre todos estão motivados dentro da empresa, e em muitos casos, isso se dá, também, por problemas internos ou falta de clareza das informações e direcionamento no trabalho, através da gestão por processo é possível estabelecer de forma clara o caminho das operações, com isso os processos são otimizados e os procedimentos se tornam mais ágeis, gerando assim uma mudança interna. Em pouco tempo os resultados positivos já aparecem, a equipe vê sua rotina refletida no processo e consegue atuar de forma proativa. Isso gera motivação, trazendo bons resultados para a organização.

2. Agilidade

Com processos bem definidos as operações ficam mais ágeis, é de extrema importância que as organizações tenham rapidez para solucionar problemas, cada vez mais empresas tem procurado metodologias que facilitem a vida dos colaboradores. Quando se define processo é muito importante lembrar-se que o mesmo, é para agilizar e não burocratizar a organização.

3. Integração

Uma das maiores dificuldades das organizações é a integração dos processos entre as áreas, em sua grande maioria, as empresas parecem vários times de futebol disputando um campeonato escolar, se existe um problema no setor contábil, o setor financeiro não quer nem ouvir falar. Com uma gestão por processos bem implantada, os setores começam a entender que fazem parte de uma engrenagem, que precisam andar juntos em prol dos objetivos da organização.

4. Maior Produtividade

Através da gestão por processos as rotinas ficam mais claras, reduzindo assim o retrabalho e aumentando drasticamente a produtividade. A gestão com foco em processos permite que o colaborador mantenha o foco nas suas atividades, possibilitando inclusive que o mesmo entenda melhor a sua função, quais as necessidades para a realização de cada tarefa, além de entender o tempo gasto para cada etapa do processo.

5. Gestão por Indicadores

 Com a organização das etapas dos processos é possível levantar indicadores para atingir os objetivos da empresa, podendo controlar e alinhar os resultados com os objetivos estratégicos, medindo os resultados, envolvendo e engajando a equipe.

6. Auxilio na Tomada de Decisão

Com a mensuração de resultados, a empresa começa a ter informações importantes para análise, facilitando e agilizando o processo decisório de uma organização, podendo também proporcionar maior assertividade, o que contribui para a definição de prioridades e direciona os processos em todos os níveis, desde a alta gerência até o nível operacional.

Sendo assim, a definição de processos pode ser fundamental para o sucesso de uma empresa. A Alcer Consultoria pode ajudar a sua empresa a melhorar os resultados através do diagnóstico, análise, mapeamento e reestruturação dos processos.