O que é e como aplicar a gestão integrada em sua empresa!

Posted on Postado em Acontece na Alcer, Artigos e Entrevistas, blog, Sem categoria

Gestão integrada é um processo administrativo que permite ao gestor enxergar a organização como um todo. Por meio dela, é possível implantar políticas e alcançar metas de maneira muito mais eficiente. Comumente implantada para melhorar as atividades internas, esse modelo minimiza riscos, previne falhas, fortalece a imagem da empresa, poupa tempo e recursos, além de melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e de aumentar a satisfação dos públicos que fazem parte da organização. Ficou interessado em conhecer mais sobre o assunto?

Veja o que separamos para você!

 

O que é necessário para iniciar a gestão integrada?

Para iniciar um processo de gestão integrada em uma organização, é necessário, primeiro, fazer um levantamento de informações e criar um planejamento. Em seguida, se deve identificar o que é esperado da implantação desse sistema, onde se almeja chegar e quais são os passos a serem dados para se alcançar os resultados esperados.

A partir disso, é importante que os gestores desenvolvam políticas específicas para garantir que as normas obrigatórias sejam cumpridas, assim como para informar aos demais funcionários da organização o que está acontecendo, para que haja maior engajamento de todos quando o processo for finalizado.

 

As dificuldades na implementação

A implementação de uma gestão integrada não é tarefa fácil. O empreendedor que deseja reestruturar seu negócio em prol da otimização dos recursos e tempo precisa ter em mente que costuma existir muita resistência dentro de uma organização perante praticamente qualquer tipo de mudança que afete diretamente o dia a dia dos colaboradores.

Infelizmente a mentalidade de que algo sempre foi feito de uma determinada maneira, e por este motivo a mudança não é necessária, é um dos maiores desafios de quem deseja melhores resultados.

E não se esqueça de que, caso a sua instituição não tenha profissionais qualificados, capazes de desenvolver todo o processo de maneira adequada, talvez seja recomendada a contratação de uma empresa especializada para que ela norteie toda a ação.

 

Benefícios de uma gestão integrada

As organizações que implantam a gestão integrada percebem muitas melhorias nos aspectos práticos das suas rotinas. Algumas delas são: redução de processos burocráticos e de duplicações; aumento da economia com redução de custos; alinhamento de normas; aumento da eficácia e eficiência nas rotinas; maior engajamento e entendimento dos funcionários sobre a busca de resultados; diminuição do retrabalho; controle de estoque mais preciso; dentre outros.

Quando todos os sistemas são vistos como parte de um único, os esforços para o alcance das metas tornam-se comuns, fato esse que contribui significativamente para o crescimento das atividades empresariais e satisfação dos públicos envolvidos no processo.

 

A importância de ter um software de gestão integrada como um aliado

A integração dos processos de gestão exige um nível de interação que só pode ser funcional com a utilização de um software de gestão empresarial. Por meio deles, a rotina é melhor organizada e fica fácil a visualização das responsabilidades de cada um dos profissionais dentro de todo o sistema. Por meio deles, você poderá automatizar o controle de vendas, de compras, de relatórios, de custos etc.

Existem no mercado produtos que permitem a utilização dessas ferramentas “na nuvem”, para que você possa continuar a trabalhar de qualquer lugar em que você esteja. Por meio deles, estando online ou off-line, você registra as informações, e assim que estiver conectado à internet, o sistema sincroniza tudo automaticamente. É imprescindível a utilização de um desses softwares para que o sistema de gestão integrada da sua empresa tenha o máximo de eficiência.

Ao implantar essa metodologia de gestão, você conseguirá enxergar o seu negócio de uma maneira global, identificando falhas e potencialidades com maior precisão. Os investimentos trazem retornos significativos, e valem todos os esforços empregados.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é gestão integrada?

Envie para gente! Queremos te ajudar a ter um novo modelo de gestão que alavancará os resultados do seu negócio!

Juliano Lopes

Consultor Empresarial

Fonte: Administradores