Cultura Organizacional e Processos

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Glauber de Oliveira, Consultor de Processos Alcer

 

A cada ano, vemos um crescimento do número de empresas preocupadas em implantar métodos que otimizem seus processos para a melhor obtenção de resultados e alcance de objetivos.

Mas, para que a inserção de processos e estratégias eficazes em um ambiente organizacional produza frutos, é preciso olhar mais a fundo. Todo gestor precisa estar ciente que, mais do que qualquer outro fator, uma cultura forte e coesa dentro da organização é condição necessária para um bom desempenho.

Sem o apoio da equipe, um processo de gestão não funcionará, visto que, uma cultura organizacional  é sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais os colaboradores entendem a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado. As organizações são formadas, principalmente, por grupos de pessoas. Por isso, é necessário o envolvimento de todos da organização para que os processos deem certo.  Em contrapartida, uma cultura também pode dificultar os processos de mudanças e adaptação na organização, fazendo com que as pessoas não aceitem bem os processos de mudanças. Empresas de sucesso e com longevidade são aquelas que possuem um propósito e colaboradores que fazem parte de um time dispostos a trabalharem em conjunto para melhorias necessárias. E tais melhorias, sem dúvidas, são um desafio, especialmente para quem recebe a mudança já pronta.

 

Toda organização precisa estar envolvida

Em função disso, nosso consultor de processos, Glauber de Oliveira, nos garante que, quando se vai otimizar os processos e estratégias dentro de uma empresa, o primeiro obstáculo a ser vencido, é mostrar para as pessoas que a melhoria dos processos vai trazer benefícios reais para a organização e consequentemente para elas. “Durante toda a elaboração da estratégia e plano de metas, toda organização precisa estar envolvida e ter suas responsabilidades bem definidas, para se sentirem sendo parte de um processo e agindo como um time em prol de todos. Com isso, é bem mais fácil conseguir realizar a mudança necessária nos processos e quebrar alguns paradigmas como, por exemplo, o de que a inserção ou mudanças de processos vai dificultar o serviço”, explica.

 

É necessário que todos saibam pra onde vão

Visto que uma cultura organizacional pode interferir na estratégia e na implementação de processos em uma empresa, é necessário que se ofereça aos colaboradores envolvidos nos processos, toda base necessária para que não haja dúvidas que a otimização de processos é para melhorias, isso inclui suporte necessário para lidar com a mudança, como treinamentos, workshops, etc.

‘’É de total necessidade estar focado em uma comunicação eficaz para deixar claro que todos estarão envolvidos e farão parte do processo.’’ comenta Glauber.

 

Cultura organizacional x Processos

Uma organização é como um corpo, para que ela seja saudável, todas as partes precisam estar trabalhando em conjunto para um bem maior. Integração de processos, demandam cuidado, investimento e tempo, diante disso, uma cultura organizacional bem estruturada é fator chave para o sucesso da gestão, visto que sem ela, os processos falhariam.

Não há dúvidas que, quando se leva em consideração a Cultura Organizacional e o cenário atual em que a organização está inserida, a gestão é feita de forma assertiva, com foco nos resultados. Em adição, processos feitos entendendo a Cultura Organizacional formalmente instituída na organização, contribui para o desenvolvimento de uma equipe orientada para resultados.

Por isso, quando se pensa em implantar uma Gestão de Processos é fundamental contar com uma táticas que promova a mudança de cultura organizacional, orientando as pessoas em suas atividades dentro do processo estabelecido.

Fontes: Site Administradores

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