A transformação digital como fator decisivo para o futuro das empresas

Posted on Postado em Acontece na Alcer, Artigos e Entrevistas, blog, Sem categoria

Nos dias 27 a 30 de Agosto, aconteceu a 2° edição do Cities, em Uberlândia. Foram abordados temas relacionados a tecnologia, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Porém, um dos temas que mais chamou a atenção foi como a transformação digital está impactando o futuro das empresas.

É interessante ver que o futuro que tanto falávamos há 2 anos e parecia distante, está acontecendo. A transformação das empresas não é mais uma questão de “e se acontecer”, ela está acontecendo agora.

 

As regras mudaram

Algo grande está acontecendo, diferente de tudo que já vimos antes. É preciso se adaptar, pois a tecnologia é uma grande aliada, mas requer mudanças. É preciso transformar o seu negócio e permitir que a era digital gere valor real para você. Vale ressaltar também, que mais do que nunca, é preciso repensar as ações e integrar o digital no core do funcionamento da empresa, tornando-o parte da sua cultura ou ela não sobreviverá. É importante lembrar também que essa revolução que vivemos, tem como base a tecnologia em prol das pessoas, suas preferências e necessidades, então, é necessário que seu negócio liberte o potencial humano através da tecnologia. Enfim, mude! Se reinvente. Descubra seu propósito e lute por isso. Essa era de transformação digital será mais movida por propósitos do que por metas.

Todos que estavam presentes, puderam acompanhar cases e palestras que nos mostraram que através de tecnologia e modelos de negócio mais ágeis e atuais, novas empresas estão entrando e revolucionando mercados existentes, mudando o status quo e atraindo novos clientes.

 

Mudanças

Ao longo dos últimos anos, temos visto uma grande mudança no mindset das empresas em como operacionalizar e inovar, tomando como base o sucesso das startups. Práticas como Agile, entre outros, ganha cada vez mais espaço. Tudo isso para acompanhar a velocidade e dinâmica dos negócios.

Esse movimento tem levado a transformação digital às empresas, que representa a transição de plataformas, produtos e workflows inflexíveis para uma jornada “permanentemente ágil”.

Uma pesquisa feita com executivos revela que 59% dos entrevistados acreditam que as tecnologias serão transformadoras em seu ramo de atuação. Além disso, 77% das empresas pretendem adotar uma estratégia digital nos próximos cinco anos, sendo que 14% pretendem adotar em um ano.

O desafio começa por onde e como aplicar essa transformação. Quem irá fazer? Qual o planejamento? A maioria das empresas não está preparada para uma mudança tão grande em seu modelo de negócio.

A maioria das empresas não está preparada para uma mudança tão grande em seu modelo de negócio.

 

O que impulsiona a Transformação?

Esse processo é uma revolução cultural que atinge todos os graus hierárquicos da organização e poucas pessoas estão abertas a realizá-lo – inclusive seus líderes.

Ele deve começar pela revisão da visão e estratégia da empresa, buscando um ambiente mais data driven, ágil, colaborativo, aberto a experimentação e inovação contínua.

É um processo corporativo que envolve todas as áreas da empresa, do RH a TI, passando por produto, comercial, entre outras, de forma a eliminar os “silos”, criando um ambiente mais colaborativo e de interação entre os envolvidos.

A transformação digital é definida de forma estratégica, mas sua operacionalização é suportada por alguns pilares: Práticas, Frameworks, Tecnologias, Pessoas e Cultura.

Em tecnologia, o uso de Analytics junto com o Big Data tem sido muito utilizado para tornar as empresas mais Data Driven. Existe uma tendência muito grande de adoção do Cloud para conseguir uma maior flexibilidade e escalabilidade de infraestrutura, aliado ao direcionamento de uma arquitetura orientada a serviços e aplicação do DevOps na operação de TI, de forma a garantir uma plataforma que responda com agilidade as necessidades do negócio.

Essas tecnologias, atreladas a uma gestão de portfólio com foco na estratégia e práticas mais colaborativas como Agile, Lean e Design Thinking, permitem um resultado mais assertivo como um todo.

Elementos da Transformação Digital:

 

Processo Necessário

Todas essas ferramentas são base para uma mudança maior, que envolve cultura e, principalmente, pessoas. Esse é o maior desafio da transformação digital: a organização como um todo deve convergir para um mindset transformador, onde o todo é mais valorizado que as partes, eliminando silos e fomentando ações colaborativas, inclusive na tomada de decisão.

A Transformação Digital tem foco em como os negócios são feitos.

Hierarquias são quebradas e responsabilidades são compartilhadas. As pessoas são “empoderadas” e motivadas a fazer parte da transformação.

Essa transformação não é mais uma questão de opção. É um processo necessário, contínuo e sem um fim determinado. Não se trata apenas de evolução tecnológica, mas da quebra total de paradigmas para uma visão mais dinâmica, colaborativa, com foco no cliente, onde a mudança é a única constante.

Monica Barros

Inteligência de Mercado

Fonte: Site Transformação Digital

Site it2b