Inovação e o Ambiente Organizacional

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A adoção de uma consciência inovadora contribui, decisivamente, para o descobrimento de ideias que o mercado tanto precisa. Diante disto, a criatividade e a inovação estão sendo buscadas pelas empresas que pretendem ter um diferencial que amplie a sua vantagem competitiva no mercado. Com a evolução da comunicação e da tecnologia, a velocidade e acessibilidade das informações levam a um olhar voltado para dentro das empresas. As pessoas passam a ser reconhecidas pelo seu potencial criativo, por suas propostas inovadoras, como geradoras de desenvolvimento para si e para a organização. Agregam valores ao negócio e, consequentemente, melhores resultados.

Todas as empresas que desejam ser estimulantes, proporcionam um ambiente e uma cultura organizacional que influencie diretamente na satisfação do colaborador e no desenvolvimento de suas competências criativas. As empresas, atualmente, investem na inovação como forma de estratégia para crescimento e afirmação no mercado. Mas, como colocar a inovação em prática no ambiente organizacional?

 

É necessário sair da zona de conforto

Tanto interrompendo ciclos viciosos improdutivos, quanto pensando fora da caixa. Quando digo ‘pensar fora da caixa’ me refiro ao termo oriundo do inglês ‘Think outside the box’, ou seja, pensar livre das amarras convencionais, ou, melhor ainda, buscar inovações e soluções diferentes para os problemas da sua empresa,  sair do óbvio, do lugar comum e abrir-se a experimentar alternativas novas e que, muitas vezes, fogem totalmente do convencional.

 

Inspiração vinda de ‘cima’

Líderes competentes saber o poder que uma mente criativa tem, tanto na solução de problemas, quanto na busca de oportunidades na organização. Assim, estimulam a sua equipe apoiando-a, avaliando e viabilizando as ideais. A empresa deve sempre estar disposta a ouvir e a entender os funcionários.

 

Cultura organizacional

Cultura organizacional é tudo que envolve a rotina de uma empresa e é um guia de comportamento e mentalidade de seus membros. Sabendo disso, é preciso disseminar valores de criatividade e inovação no dia-a-dia dos funcionários e implementar ações internas que fortaleçam esta cultura e permitam a clareza de seus objetivos. É possível implementar várias ações no ambiente de trabalho para que ele se torne estimulante e propício. Canais de comunicação interna, endomarketing, sistema de recompensas e/ou remuneração diferenciada, benefícios, cultura de aprendizado, pensamento estratégico na gestão de pessoas, clima descontraído e flexível, atuações participativas que permitam o engajamento dos colaboradores, entre outras ações que buscam o bem-estar nas organizações e que contribuem para o alcance de objetivos.

Com isto, a ideia criativa não necessariamente transforma o mundo. Mas, torna-se necessário sermos diferentes no dia-a-dia. Pratique a criatividade. Criatividade e inovação são fatores decisivos tanto para a pessoa quanto para a empresa. Criatividade é a ideia, inovação é o conjunto de ideias e práticas vinculadas a plano de ação.

Pensando nisso, criamos a metodologia Alcer de governança da inovação, tal metodologia envolve processos, pessoas e tecnologia.

Monica Barros, Inteligência de Mercado

Fonte: Site Techhoje

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