Segmentos


Agronegócios

O agronegócio é uma das atividades mais lucrativas do mundo. No Brasil, o setor representa 23% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).-15

Nos últimos 25 anos, conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a área plantada cresceu 53% e a a produção 260% e a produtividade aumentou 135%.

Com o crescimento da agropecuária e o desenvolvimento de novas atividades, as cadeias de produção se estenderam e promoveu-se uma integração de capitais que coloca o produtor de hoje em contato com o seu cliente que está localizado a alguns milhares de quilômetros, passando pela distribuição, indústria até chegar nele.

Nós da Alcer, estamos preparados para auxiliar grandes organizações com abordagens em gestão focadas em gestão estratégica, gestão de processos e gestão de governança corporativa.

Empresas do agronegócio que investem em gestão elevam seu desempenho safra a safra, colocando-se muito à frente de seus pares e no topo da seguinte escala evolutiva:

Produtor Rural

Foco na sobrevivência

Empresário Rural

Foco na produtividade

Investidor Rural

Foco na rentabilidade

Resultados

O método que nós utilizamos permite que organizações de quaisquer áreas do agronegócio, já muito eficientes do ponto de vista técnico, sejam também muito eficazes na geração de resultados.

Mesmo quando a alta administração estabelece metas estratégicas, há muita dificuldade em desdobrá-las em indicadores operacionais no campo. Nosso método permite que o desafio chegue à operação de maneira clara e tangível, e que os resultados pretendidos sejam consistentemente alcançados.

 

Tecnologia

Nossas soluções, aliadas a novas tecnologias, vêm permitindo o alcance de novos patamares de desempenho em custos de insumos agrícolas (defensivos, sementes etc.) e em produtividade (sc/ha), com o apoio de parceiros e suas ferramentas aplicáveis ao campo.

Outra solução tecnológica provê informações estatísticas de alta qualidade e confiabilidade, por meio de dados proprietários de diversas safras. Isto permite ao produtor acompanhar e monitorar seu desempenho agrícola a cada três dias, recebendo alertas de colheita, quebra de produção, qualidade de safra e outras variáveis de interesse.

Em nossa atuação, auxiliamos na geração de um impacto financeiro positivo em seus cliente, por meio de melhoria como:

  • Melhoria da eficiência operacional de processos agrícolas e agroindustriais;
  • Redução dos custos de produção;
  • Melhoria da produtividade dos processos administrativos e de suporte;
  • Redução de despesas gerais e administrativas;
  • Implantação de sistema de remuneração variável orientado para resultados individuais e coletivos;
  • Gestão do Portfólio de insumos agrícolas com foco na melhoria da rentabilidade;
  • Melhoria da eficiência comercial;
  • Aprimoramento e padronização de rotinas comerciais, abrangendo diversos canais de vendas – “Academia de Vendas”;
  • Melhoria dos processos de Gestão de Pessoas.


Varejo

Em se tratando de varejo, dinâmica é a palavra que o caracteriza. O segmento é um termômetro da economia por reagir mais rapidamente às variações das condições do mercado. Quem quer que algo de bom aconteça na sua carreia ou no seu negócio, tem que estar sempre em movimento. Cuidar da Direção, da velocidade e fazer cada movimento com muita disciplina aumenta e muito as chances de sucesso.

Os avanços constantes na tecnologia e nas relações sociais trazem mudanças no perfil e comportamento dos consumidores, aumentando os desafios das empresas em manter o seu negócio rentável e competitivo.

Além do seu dinamismo, o varejo também enfrenta o constante desafio de operar com margens comparativamente menores do que outros setores, fazendo com que a busca pela eficiência e por ganhos de produtividade sejam sempre condições compulsórias de sobrevivência.

Neste contexto, a prática da gestão orientada para resultados e para a busca constante da excelência tem sido um diferencial das empresas de sucesso.

Com uma larga experiencia, nós estamos preparados para apoiar as empresas do varejo na melhoria de seus resultados, capacitando seus clientes na aplicação das melhores práticas de gestão ao longo da cadeia de valor do segmento:

  • Comercial: Ajudamos as organizações a aumentar o giro e a margem das vendas, por meio do planejamento do seu portfólio, gestão estratégica do sortimento, papel e precificação de categorias, bem como as melhores práticas para promoções e descontos;
  • Logística: Apoiamos nossos clientes no aperfeiçoamento dos seus processos de transferência, distribuição e armazenamento de mercadorias, com impactos na redução de custos, melhoria dos níveis de serviço e eliminação de perdas e rupturas;
  • Operações: Buscamos aumentar a produtividade das lojas a partir da melhoria da conversão e do ticket médio, redução de quebras, aumento da performance das equipes, tornando, desta forma, o negócio mais eficiente;
  • Suporte: Tornamos a estrutura e as funções de suporte mais enxutas e eficientes, a partir de abordagens como o orçamento base zero e reestruturação organizacional e de processos, de forma a garantir competitividade e melhores margens ao setor;
  • Estratégia: Orientamos as empresas no processo de construção de sua identidade organizacional (visão, missão e valores), na definição de suas estratégias de médio e longo prazo, no desdobramento de suas diretrizes até o nível operacional, bem como a gestão de novos negócios;
  • Gestão do Portfólio de insumos agrícolas com foco na melhoria da rentabilidade;
  • Melhoria da eficiência comercial;
  • Aprimoramento e padronização de rotinas comerciais, abrangendo diversos canais de vendas – “Academia de Vendas”;
  • Expansão: auxiliamos os varejistas através da implantação de técnicas de gerenciamento de projetos e reestruturação de processos, garantindo a abertura de lojas com orçamento adequado e no prazo esperado, evitando assim eventuais perdas de receita.


Serviços

A gestão da Alcer abrange desde o estabelecimento do planejamento estratégico, no qual são definidos objetivos de longo prazo, até os planos de ação para sua concretização.

Dessa maneira, todos os níveis organizacionais da empresa alinham-se às diretrizes estabelecidas e às necessidades dos clientes, garantindo a prestação do melhor serviço em termos de custo-benefício e a melhoria da competitividade no mercado.

O auxilio da Alcer permite às organizações clientes melhorar sua competitividade por meio de:

  • Redução dos atrasos de entregas;
  • Redução de avarias;
  • Redução do tempo de carregamento;
  • Redução dos tempos de filas;
  • Garantia da efetividade dos planos de manutenção dos ativos;
  • Melhor gestão de contratos de fornecedores;
  • Otimização de estoques;
  • Aumento do desempenho da cadeia de suprimentos;
  • Redução de punições junto a organismos reguladores (ANTT e Anac, por exemplo);
  • Racionalização de custos operacionais;
  • Aumento do Ebitda.


Saúde

O setor de saúde enfrenta enormes desafios nos dias atuais. Entre eles a população crescente de idosos, o aumento dos custos relacionados às tecnologias utilizadas, a incorporação de novos medicamentos e procedimentos, além de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes.

Nosso objetivo é auxiliar organizações públicas e privadas a utilizar os recursos investidos em saúde de forma mais eficiente, beneficiando assim o maior número possível de pessoas, com atendimento de qualidade.



Indústria

Os setores da Indústria, sem dúvidas, estão presentes no dia a dia dos brasileiros como agente de transformação e inovação. Visto que o mercado está em constante evolução. Em um piscar de olhos, o que era considerado tendência pode se tornar obsoleto. Nesse sentido, os empresários — das mais diversas áreas — devem se manter sempre atualizados, buscando por novos conhecimentos. Somente assim eles conseguirão driblar os obstáculos, conquistando uma posição de destaque.

Em um setor de tecnologia cada vez mais avançada, as ferramentas de gestão também precisam ser modernas e constantemente aperfeiçoadas. Nesse sentido, estamos preparados para atender às principais empresas do setor. Tais industrias têm importância destacada no Brasil, não somente por serem, juntas, as principais formadoras do PIB industrial do país, mas também por fornecerem produtos e matérias-primas para todos os setores produtivos. Estamos preparados para utilizar práticas de gestão que buscam reduzir custos fixos e despesas, também readequando processos táticos, operacionais e de estruturas. Além disso, foca a organização do trabalho no chão de fábrica, o que contribui na melhoria da qualidade dos produtos e serviços e da produtividade dos equipamentos.

Os projetos dessa área têm foco na redução do consumo de materiais, energia e despesas, além do aumento da produtividade. A partir da análise de oportunidades, metas são estabelecidas e entregues a equipes multidisciplinares. Os funcionários passam a ter domínio de técnicas de gerenciamento de projetos, e a estrutura organizacional é revista em torno da maior eficiência da companhia.

Outro desafio dessas empresas diz respeito à implementação de grandes planos de investimento. No caso de alguns clientes, da mesma forma, torna-se fundamental reestruturar completamente as áreas responsáveis pelos investimentos.

Com a aplicação de metodos de gestão é possivel alcançar os seguintes resultados:

  • Aumento do Ebitda;
  • Otimização do desenvolvimento e implementação de projetos (prazos, custo e qualidade);
  • Ganhos de produtividade por meio da padronização de processos operacionais;
  • Redução dos desvios orçamentários;
  • Melhoria da qualidade dos produtos;
  • Redução de custos de refino;
  • Aumento de produção (volume);
  • Melhoria da qualidade do produto (a redução de variabilidade de BSW e de salinidade no óleo, por exemplo);
  • Redução de acidentes de trabalho;
  • Redução de paradas não programadas de produção;
  • Redução dos custos de manutenção;
  • Aumento da disponibilidade dos equipamentos.