Tecnologia: complica ou descomplica?

Posted on Postado em Acontece na Alcer, Artigos e Entrevistas, blog

Tecnologia: complica ou descomplica?

Acho que todos nós já refletimos o quanto a tecnologia pode ser benéfica ou maléfica para as nossas atividades diárias. Muitas vezes temos medo de confiar todas nossas informações as tecnologias, porém ao mesmo tempo, não conseguimos mais nos ver separados dela. A tecnologia irá bem além da conectividade entre as pessoas e as redes sociais, ela já é e continuará sendo essencial para o aumento da produtividade mundial e o crescimento econômico.

Hoje o mercado é composto por empresas enormes e internacionais, imagine quantas informações são geradas a cada minuto e quanto conteúdo pode ser gerado a partir dessas informações, só será possível ter controle e domínio dessas informações através da tecnologia e organização de dados para serem traduzidos e utilizados. Somente ela irá nos ajudar a tomar as decisões certas medindo todos os riscos e calculando todas oportunidades.

Porém, só por que as grandes empresas tem muitas informações não significa que somente elas podem se aproveitar das tecnologias. Temos a impressão de ser algo caro e inalcançável, aplicado somente por grandes empresas, mas atualmente temos sistemas que comportam pequenas e médias empresas e aumentam exponencialmente seus resultados. Mas, para tudo isso ser alcançado, a empresa precisa obter profissionais capacitados, pois ao contrário a empresa sofrerá uma retardação digital.

Também é importante que a empresa defina exatamente seus objetivos e prioridades, de acordo com as necessidades específicas do segmento da sua empresa e seus clientes, e assim planejar como ela quer alcançá-los e como a tecnologia  pode ajudá-la, por exemplo atender os clientes mais rápido e de forma mais barata ou aumentar a produtividade dos meus funcionários para que eles consigam fazer várias atividades em um menor período de tempo.

Desde já, as empresas precisam compreender a necessidade de implantar iniciativas e incentivos tecnológicos aos seus funcionários, para que eles estejam aptos e capacitados a utilizarem toda e qualquer tecnologia para melhorar a velocidade e qualidade de suas atividades. Iniciativas essas como cursos, palestras, workshops e participação de eventos serão essenciais para motivar todos da empresa e mantê-los atualizados no mercado, o que será um enorme benefício principalmente para a própria a empresa.