Qual a relação da big data com o meu negócio?

Posted on Postado em Acontece na Alcer, Artigos e Entrevistas, blog

Qual a relação da big data com o meu negócio?

O Big Data é um conjunto de softwares e algoritmos que fazem análises a partir de coletas eletrônicas de dados de variados assuntos. Essa tecnologia pode ajudar qualquer segmento de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande a analisarem e segmentarem os seus clientes em características específicas, tornando a personalização e customização dos produtos ou serviços oferecidos totalmente possível e viável.

O Big Data cria uma biblioteca de informações que remetem a sua empresa ou ao segmento que ela se encaixa, o que inclui o comportamento digital dos seus clientes. Essa biblioteca conterá dados organizados, que ao serem segmentados irão virar informações, e as informações quando analisadas geram conhecimento. Tal conhecimento pode ser aplicado a favor das estratégias da empresa, criando assim vantagens competitivas frente aos concorrentes.

Um exemplo é o setor de varejo que podem pesquisar quais são os melhores pontos de vendas de acordo com dados demográficos, fluxo de pessoas e consumo setorial. Outras empresas que se beneficiam dessa tecnologia são as empresas do mercado financeiro, que fazem uma relação entre os dados públicos de seus clientes para construir um perfil de crédito adequado a ele. Mas para que essas análises sejam realizadas de acordo com os objetivos da sua empresa, você deve escolher o tipo certo de software para os objetivos dela.

Um software muito utilizado é o Customer Analytics, que é justamente aquele analisa os dados disponíveis na rede e troca fatores relevantes ao tipo de perfil de cliente que a sua empresa busca atingir, nessa análise podem surgir informações que a empresa não tinha conhecimento sobre seu público ou é até mesmo possível identificar tendências que irão emergir naquele meio. Assim a empresa pode estar sempre um passo à frente e conectada com a linguagem e realidade de seus clientes.

É muito importante que as empresas estejam atentas as tecnologias que podem auxiliar os seus negócios, porque se não estiverem, outras empresas poderão estar e utilizarão aquilo a favor delas e contra os concorrentes. O poder dos softwares de análises digitais devem ser incluídos nas prioridades dos líderes das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, para que assim elas estejam a frente no quesito de inteligência de mercado.

 

Quero otimizar os processos da minha empresa, como a Alcer pode me ajudar?