O vendedor e sua força

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O vendedor e sua força

Os vendedores devem saber explorar as suas maiores forças, e caso não saibam que elas estão ali, devem se esforçar mais ainda para descobri-las. Os bons vendedores são capazes de compreenderem e identificarem as dores e necessidades do cliente que ele está atendendo, e assim definir instantaneamente qual a melhor estratégia para convencê-lo.

Os vendedores devem ser capazes de identificar oportunidades e trabalhar como inteligência de mercado para a empresa, compartilhando insights adquiridos através do contato com o consumidor, afinal, ele será a pessoa mais próxima do cliente, a sua opinião jamais deve ser subestimada. Cabe aos líderes das empresas compreenderem a importância que a equipe de vendas tem para conhecer o cliente de perto.

Porém, trata-se de uma atividade cansativa se não for valorizada da forma correta, o líder da equipe deve sempre buscar estar incentivando os vendedores e os parabenizando por cada conquista, caso o resultado seja negativo, o líder deve concentrar suas observações na estratégia que foi utilizada pelo vendedor, não no resultado em si. Dessa forma, até mesmo as fraquezas daquele vendedor irão lutar para se tornarem forças, o vendedor já sabe que o resultado é dependente de como foi executado o processo de venda.

O vendedor expira confiança com quem conversa, demonstra dominar o assunto e faz com que o cliente em atendimento sinta que aquela pessoa está ali para realmente ajudá-lo a tomar a melhor decisão possível. O vendedor pode ser a linha determinante de confiança entre o cliente e a empresa.

 

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