O que conecta o seu trabalho com produtividade?

Posted on Postado em Acontece na Alcer, Artigos e Entrevistas, blog

O que conecta o seu trabalho com produtividade?

Entregar todas as atividades em dia e cumprir todas as tarefas não significa que você está sendo produtivo. A produtividade se refere ao grau de qualidade com que qualquer atividade é realizada para um objetivo fim e se esse objetivo realmente foi alcançado. Você já se perguntou o porquê de a sua empresa estar fazendo tudo conforme o planejado e no prazo certo mas não estar crescendo no mercado?

Primeiramente, antes de começarmos a produzir, é preciso realizar uma gestão estratégica para compreender a missão daquela empresa, qual é a sua proposta de valor para o cliente e seu posicionamento frente ao que já existe no mercado, e somente a partir da definição desses itens que as próprias atividades estratégicas a serem realizadas devem ser planejadas,  assim o sentido das mesmas será muito maior. E o mais importante é que todos os departamentos estejam alinhados a um objetivo comum.

Mesmo que essas duas primeiras etapas sejam realizadas com excelência, de nada irá adiantar se todas as pessoas envolvidas na empresa não estiverem cientes desses objetivos e estratégias, e acima de tudo, concordem com eles. É necessário que a empresa realize treinamentos, reuniões, incentivos, escolham os líderes certos e valorizem o clima organizacional. Tudo isso incentiva os colaboradores a buscarem uma carreira dentro da empresa, aumentando assim seus engajamentos em todas atividades.

Porém, também deve-se tomar cuidado com a quantidade de atividades definidas, é preciso que as pessoas que estiverem às realizando tenham foco em uma atividade por vez, compreendendo o total de fatores que envolvem a necessidade daquela atividade e como ela impactará a empresa se obtiver resultados positivos. Uma boa cultura organizacional e de gestão pessoas pode garantir que esses processos não venham a falhar ou sair dos objetivos. Sempre é preciso planejar, antes de realizar.

 

Preciso aumentar a produtividade na minha empresa, como a Alcer vai me ajudar?