Como relacionar com meu prospect?

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Como relacionar com meu prospect?

Já se tornou obrigatório que todas as empresas entendam que o poder de barganha está atualmente na mão dos clientes. São eles que controlam o que querem pesquisar e quando querem conversar com alguma empresa. Os clientes não querem, ou não suportam mais, serem interrompidos por propagandas, sejam elas online ou offline.

As empresas precisam definir estratégias que sejam interessantes e formem um diálogo com seu público alvo, para que eles saibam que ainda estão no poder e irão tomar toda e qualquer decisão. Devem ser definidas estratégias diferentes para abordagens diferentes, por exemplo, as estratégias online devem ter uma abordagem mais interativa e com estímulos que deixem a pessoa curiosa, e uma abordagem pessoal deve ser mais formal e não invasiva. No primeiro contato pessoal é muito importante que o vendedor esteja pronto para convencer o cliente potencial de que ele precisa saber mais, e precisa saber agora, mas ao mesmo tempo sem invadir seu espaço.

É importante que a pessoa que for visitar o prospect saiba tudo sobre ele. Não deixe para descobrir e conhecer o cliente no momento do encontro, descubra assuntos que ele é interessado, pesquise tudo sobre sua empresa e sobre sua personalidade individual. Caso forem acontecer várias visitas, faça o mesmo processo. Mas lembre-se de realizar tudo isso com moderação, pois o cliente pode confundir o interesse profissional com uma intimidade desnecessária.

O cliente potencial inconscientemente quer saber se você realmente tem interesse e preocupação com suas necessidades. Uma pesquisa atitudinal com 4.147 consumidores norte americanos, realizada pela The Futures Company em 2009, mostrou que 60% dos homens e 57% das mulheres acredita que na maioria das vezes as pessoas que os atendem não se importam com eles ou com suas necessidades, e ainda revelou que 72% dos homens e 66% das mulheres acreditam que as empresas se preocupam mais em vender produtos que já existem do que em apresentar algo que realmente encaixe em seu estilo de vida.

As empresas precisam se posicionar de uma forma diferente no mercado e buscar estratégias que passem credibilidade e empatia aos seus clientes. Cada empresa tem uma forma diferente de lidar com seu cliente, uma loja por exemplo deve estar constantemente treinando os seus funcionários no quesito de atendimento ao cliente e informá-lo sobre todo marketing da empresa e quais são seus objetivos para que todos funcionários estejam alinhados e focados naquele objetivo final, e claro, os superiores devem estar sempre atentos em como está sendo o comportamento desses vendedores, o que ele tem feito de certo deve ser parabenizado e o de errado deve ser analisado, compreendido e mudado.

Lembre-se, o poder está todo na mão dos consumidores para decidir o que é bom, o que é ruim, o que é uma tendência e o que irá ser acabado ou substituído. Está claro a demanda por um atendimento mais personalizado e um relacionamento mais aprofundado. Pesquisar o comportamento do seu público é essencial para conhecer suas necessidades e desejos, por que como já foi citado, é bom não decepcioná-lo.

 

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