Como motivar sua equipe de vendas

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Como motivar sua equipe de vendas

Uma boa equipe de vendas é sem dúvidas um fator chave de sucesso para qualquer empresa. Porém, esse fator só trará sucesso se a própria equipe estiver motivada e apta a alcançar esse sucesso. Acontece que muitas empresas subestimam o departamento de vendas ou não dão o suporte e incentivos necessários para que eles realizem o seu trabalho com excelência. E quando referimos a incentivos, não estamos falando sobre dinheiro.

No livro “O crescimento da classe criativa” escrito por Richard Florida, um teórico norte-americano do Urbanismo que e professor na Universidade de Toronto, realizou uma pesquisa com 20.000 pessoas perguntando “O que mais te motiva no seu trabalho?” e o resultado foi surpreendente, sendo em ordem crescente:

  1. Desafios e responsabilidade
  2. Flexibilidade
  3. Ambiente estável de trabalho
  4. Dinheiro
  5. Desenvolvimento pessoal
  6. Reconhecimento
  7. Chefe e colegas que dão apoio
  8. Tarefas motivadoras
  9. Cultura da empresa
  10. Localização

 

Dessas respostas, apenas um item remete a dinheiro. Essa análise permite compreender que a melhor maneira de aumentar a produtividade do setor de vendas é fazendo com que os vendedores se sintam motivados. Por exemplo:

 

O líder deve assumir responsabilidade

O líder deve estar trabalhando em conjunto com a equipe, nenhum funcionário gosta de sentir a pressão da hierarquia sobre o seu trabalho, é essencial que eles sintam que existe harmonia naquele ambiente e que todos querem atingir um bem comum. Caso a equipe de vendas esteja desmotivada, provavelmente o líder deve estar sendo desmotivante ou não está sabendo trabalhar em sintonia com a equipe.

Um bom começo é conversar com os vendedores, entender quais estão sendo suas dificuldades e trabalhar em soluções para elas, além de reconhecer quais são os pontos fortes daquele vendedor em específico e elogiá-lo por isso. Mas lembre-se, os feedbacks negativos devem ser feitos individualmente e os elogios preferencialmente em público.

Outro ponto importante é que o líder deve sempre buscar entender o por trás de todo resultado que está sendo obtido, seja ele positivo, para que a empresa continue usando aquela estratégia, ou negativo, para que novas estratégias sejam traçadas. Nem sempre a falta de resultados positivos é culpa do vendedor, a estratégia pode não estar adequada para o perfil do cliente ou ao objetivo final daquela atividade, toda e qualquer empresa precisa de reestruturações de vez em quando.

 

Atividades internas

Um bom ambiente de trabalho precisa de atividades que motivem os funcionários e os tirem um pouco da mesma rotina, é importante que eles sintam que estão se desenvolvendo profissional e pessoalmente naquele espaço. Treinamentos são essenciais para que os vendedores sintam que estão sendo atualizados e capacitados na atividade que realizam, para que assim realizem suas atividades com sucesso, o que é ótimo para a empresa.

Também é interessante que sejam realizadas reuniões ao longo do semestre, realizando feedbacks gerais e feedbacks pessoais da experiência daqueles vendedores, afinal, ótimos insights podem ser tirados deles, já que são as pessoas mais próximas dos clientes. Outras reuniões também podem ser realizadas para estabelecerem métricas e obter um acompanhamento desses resultados de forma quantitativa.

 

Campanhas e eventos

Outras atividades que pode acontecer dentro da empresa são campanhas e eventos, tanto profissionais quanto pessoais para que as pessoas ali se conheçam e sintam que fazem parte daquele local, quando o vendedor sentir que faz a diferença ali não somente nos resultados das vendas, ele ficará ainda mais motivado.

A empresa também pode motivar e ajudar os vendedores a participarem de eventos fora da empresa, mostrando assim que a mesma acredita no potencial e desenvolvimento dos funcionários, projetando-os para o mercado real. O prazer de realizar aquela profissão deve existir dentro e fora do espaço físico da empresa em que a pessoa trabalha.

 

Com esses movimentos básicos a sua empresa será capaz de gerar o sentimento de pertencimento nos funcionários, fazendo com que eles se sintam valorizados e parte de toda a estrutura daquela empresa, e que a ausência dele faria falta.

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