Meritocracia e clima organizacional: o que eles têm em comum?

Posted on Postado em Acontece na Alcer, Artigos e Entrevistas, blog

Meritocracia e clima organizacional: o que eles têm em comum?

O significado literal da palavra meritocracia é “poder do mérito”, é um sistema que valoriza os méritos pessoais de cada indivíduo, de acordo com seu esforço e resultados atingidos. Esse conceito deve ser aplicado em toda e qualquer empresa, pois a mesma só é capaz de crescer mediante os esforços das pessoas ali presentes. Já o clima organizacional avalia até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização, e sempre queremos que elas estejam bem acima do esperado.

O dia a dia e vida pessoal dos funcionários podem ser cansativos e até mesmo desestimulantes, o que gera uma cadeia de movimentos que podem levar esse funcionário a até mesmo desistir de seu trabalho, já que ali ele não se sente valorizado ou simplesmente acredita que não faz diferença. Essa situação pode se agravar ainda mais quando não existe uma harmonia e cooperação entre toda a empresa.

A questão é, o clima organizacional é de extrema importância para a qualidade de vida dos funcionários, mas não confunda, não adianta a sua empresa ter ambientes interativos, cadeiras descoladas e paredes coloridas se os indivíduos ali sentem que não tem propósito e mérito pelo trabalho que fazem. O setor de Recursos Humanos deve estar capacitado, treinado e engajado para realizar esse tipo de atividade, fazendo com que os funcionários entendam que eles estão sendo vistos, que eles importam ali e que sem eles toda a harmonia e cooperação entraram em risco.

Realizar atividades internas, como eventos e premiações ajudam a manter o clima organizacional agradável e a estimular os funcionários a sempre buscarem a excelência em seu trabalho, pois eles sabem que estão sendo reconhecidos por isso. Não é responsabilidade dos funcionários terem um sentimento de pertencimento, mas sim da empresa proporcionar isso a eles.

 

Quero fazer isso na minha empresa mas não sei como! Clique aqui e descubra os serviços que a Alcer oferece.