Como está seu network?

Posted on Postado em Acontece na Alcer, Artigos e Entrevistas, blog, Sem categoria

Manter-se socialmente é cada vez mais importante para quem quer crescer profissionalmente, a regra vale para qualquer pessoa e empresa.

Existe uma proximidade muito grande entre as redes de relacionamento e as oportunidades de negócios. Tanto que essa relação é tema de estudo, palestras e workshops e a cada dia está sendo mais valorizada por empresários de diversos setores. Trata-se do networking, que em inglês significa net = rede + working = trabalhando, ou, a capacidade que uma pessoa tem de criar relacionamentos com profissionais e clientes com interesses em comum e com quem futuramente podem compartilhar serviços, experiências e informações. “O Network é o marketing mais barato e com maior êxito, mas é importante ser disponível sem ser interesseiro”. Tal citação, não é lembrada por acaso, pelo Consultor de Empresas, Juliano Lopes.

Para quem ainda dúvida que as duas questões – trabalho e rede de relacionamentos pessoais – estão particularmente ligadas,  Juliano Lopes citou uma pesquisa feita recentemente com 200 executivos de sete capitais brasileiras. O resultado revela:

A pesquisa mostrou ainda que os executivos acham natural que isso aconteça e não veem problemas em usar o networking para selecionar fornecedores.

Segundo Juliano Lopes, que além de ministrar inúmeras palestras, já foi professor universitário, a pesquisa é uma mostra de que cada vez mais empresários e executivos lançam mão da sua rede pessoal para concretizar negócios e essa é uma questão que deve ser levada em conta por quem está de olho no crescimento e expansão do próprio negócio.

Juliano Lopes dá algumas dicas para os empresários de pequena e médias empresas, e ainda diz que é preciso prestar atenção no que as pessoas falam e ficar atento às oportunidades, mas sempre respeitando os limites de atuação. “Procure sempre levar mais e pedir menos, o network é como uma parceria, sempre pensando em um ganha-ganha, só assim as pessoas vão lembrar. Se deixe ser lembrado”, ele acrescenta.

Traçar metas também é importante.Para ampliar o próprio networking, por exemplo, Juliano Lopes nos incentiva a ter um objetivo diário: distribuir pelo menos dois cartões de visita. A prática faz com que esteja sempre atento ao círculo de relacionamentos. Quem está focado nos negócios e no crescimento, sabe que, mais do que qualquer outra coisa, são os contatos que você cria no decorrer do tempo, que lhe dão novas oportunidades de negócios e de trabalho.

Por isso, é de total importância que você saiba trabalhar seu networking da melhor maneira possível. O seu networking é o que vai diferenciar você dos outros. Quanto mais gente relevante para você e/ou o seu negócio você conhecer, mais oportunidades terá.

Para fazer um bom networking, é importante ter organização e disciplina.

 

Abaixo listamos algumas dicas:

Juliano Lopes

CEO e Consultor de Empresas

 

Fontes: Site Administradores

Site Vagas