Qual o momento certo para comprar um BI para minha empresa?

Posted on Postado em Artigos e Entrevistas

Qual o momento certo para comprar um BI para minha empresa?

Há muito tempo fala-se sobre implantação de BI (Business Intelligence), mas o quanto isso é relevante para sua empresa?

Será que o TCO (Total Cost of Ownership), ou em português claro, tudo que será gasto para aquisição, manutenção, instalação e atualização do "sistema de BI" se pagará?

Perguntas como estas são comuns na hora de avaliar a aquisição de soluções de tecnologia para sua empresa?Trabalho com tecnologia da informação há mais de 15 anos, e sempre fui muito curioso em relação a BI e durante este tempo vi muitos projetos de insucesso, onde empresários investiram tempo de suas equipes, dinheiro e muita paciência e ainda assim não obtiveram resultados e pra ser sincero, vi muito pouco projetos de sucesso, participei de ambos,os de sucesso e os de insucesso, mas aonde quero chegar? Posso afirmar, baseado nesta experiência, que todos os projetos de sucesso que presenciei tiveram uma análise criteriosa de quais informações deveriam ser mostradas e principalmente, como seriam apresentadas. Para isso é necessário envolver todos gestores e tomadores de decisão da empresa, eles serão os principais consumidores destas informações, não espere "plug and play" de soluções de BI, e para realizar esta análise é importante ter conhecedores de negócios e não apenas conhecedores de ferramentas, por isso julgo muito importante ter, antes de pensar na ferramenta, uma análise completa dos indicadores. Estes indicadores devem estar alinhados com as metas e estratégia da empresa, e ser claros para todos envolvidos.

Busque a ajuda de profissionais capacitados para analisar a dimensão e momento corretos para aquisição de BI.

Jeovane Oliveira

"Mais de 14 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Durante este período atuou como Analista de Requisitos, Desenvolvedor, Analista de Negócios e Gerente de Projetos. Atualmente atua como consultor em negócios.  Possui formação em Sistemas de Informação e  MBA pela FGV em gestão de Negócios e Contabilidade e Direito tributário pelo IPOG."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *