Minha empresa está morrendo?

Posted on Postado em Artigos e Entrevistas

Minha empresa está morrendo?

Algo muito importante está acontecendo com a expectativa de vida. Nós, seres humanos, vivemos mais e mais a cada década: de acordo com o IBGE, o brasileiro nascido hoje deve viver mais de 75 anos - um enorme aumento com relação a seus antepassados da década de 1940 que tinha uma expectativa de vida de 41,5 anos. 

Mas exatamente o oposto parece estar ocorrendo entre as empresas. De acordo com a pesquisa de Yale, a vida média de uma companhia de S&P 500 mergulhou de 67 anos na década de 1920 para meros 15 anos de vida no século XXI. Isso significa que 75% da lista do S&P 500 serão substituídas por novas empresas até 2031.

Então, se você é empresário de uma organização que tem mais de 15 anos, um pensamento desconfortável começa a surgir: a minha empresa está prestes a morrer? E se a resposta for sim, o que devemos fazer para que ela tenha longevidade?

Logicamente são vários os fatores que fazem com que uma empresa se perpetue por vários e vários anos no mercado, mas um dos fatores que acredito ser crucial para que isso aconteça é a reinvenção do seu modelo de negócio, empresas longevas, além de investir em inovação significativamente, elas fazem uma constante reflexão sobre seu modelo de negócio e a direção tomada, procurando sempre se antecipar as tendências de mercado, não só fidelizar seus clientes, mas transformá-los em fãs e seguidores do seu negócio.

Uma das frases mais impactantes de Steve Jobs foi “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. Uma das principais e talvez mais importantes filosofia da Apple seja se antecipar as necessidades dos clientes, criando tendências e revolucionando a tecnologia. Não estou dizendo que sua empresa precisa ser revolucionária, mas sem dúvida, para que ela tenha longevidade é necessário ela se reinventar sempre e pensar quais são as tendências do mercado para que consiga redirecionar seu modelo de negócio, lançar novos produtos e serviços, e se possível, criar novas tendências. Mova sua empresa, ela não é uma estátua.

Juliano Lopes

"Possui mais de doze anos de experiência em gestão, Administrador de Empresas com MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em: Diagnóstico Empresarial, Plano de Negócio, Cultura Organizacional, Planejamento Estratégico, Controles e Gestão Financeira, Implantação de Normas Internas, Balanced Scorecard, Gestão Qualidade ISO 9001 e Franchising, além de pesquisador de Marketing Estratégico e comportamento dos consumidores.  Trabalhou em empresas como Danone, Banco Real, Eletroligas e Luis Borges Consultores. Atualmente é Consultor de Gestão e Sócio/Diretor da Alcer Consultoria além de palestrante e professor universitário."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *