A era das mentes criativas

Posted on Deixe um ComentárioPostado em Artigos e Entrevistas, blog

A era das mentes criativas

Todos os dias eu tiro 30 minutos da minha manhã para fazer leituras de artigos, revistas e indicações de amigos ou que as redes sociais me oferecem. Em uma leitura recente, algo me impactou muito e me inspirou a escrever este artigo.

Foi em um artigo escrito pela Keep Learning School, que você pode ler na íntegra aqui. Uma citação do livro “MY VISION - CHALLENGES IN THE RACE FOR EXCELLENCE (Minha Visão - Desafios na Corrida pela Excelência)”, escrito pelo Sheikh de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

“.. nas últimas duas décadas vimos o surgimento de uma terceira era econômica, chamada por alguns de “economia da informação”...

...alguns também chamam de “era da globalização”...

...também é chamada de “era da tecnologia”...

... essa nova economia é baseada no conhecimento e nas ideias criativas, e por isso podemos dar um quarto nome: a era das mentes criativas”

A era das mentes criativas. O nome mais digno que eu encontrei até então para ilustrar o nosso atual momento. Estamos terceirizando todo o trabalho repetitivo e monótono para as máquinas e isso é maravilhoso. Vou contar algumas histórias e depois eu defendo o meu ponto de vista.

Há quem acredite veementemente que isso é errado e que substituir trabalho humano por máquinas mais qualificadas trará desgraça e desemprego.

Pensar assim é ir na contramão do progresso. Outras tantas revoluções aconteceram e cada vez mais o mundo é de abundância. E não sou eu quem está afirmando isto, é a própria história.

Então vamos lá. Historicamente falando, a primeira mudança significativa no modo de viver do humano moderno foi durante a Revolução Neolítica, também chamada de Primeira Revolução Agrícola. O período Neolítico compreende de 8 mil a.C. a 3 mil a.C.

Neste período o homem dominou o fogo e com isso, possibilitou o desenvolvimento de técnicas de preparo e conservação de alimentos. A partir daí o homo sapiens iniciou uma migração do seu estilo de vida, antes nômade e que se alimentava da caça e coleta de frutos e grãos da natureza.

Agora acomodados às beiras de rios e lagos, já com algumas espécies de grãos domesticados, o ser humano começa a ter alimento garantido para mais e mais pessoas. 

Ferramentas são desenvolvidas para melhorar o trato com a terra e agilizar o plantio e as colheitas. Animais são domesticados e passam a substituir os seres humanos, principalmente nas rotinas de transporte e arado. As grandes civilizações começam a serem construídas.

Eu trouxe este pensamento para mostrar o quanto somos aficionados em criar facilidades para nossa espécie. Sempre buscamos formas mais inteligentes de realizar tarefas e que nos permita um esforço menor com maior qualidade.

Pare para pensar. Um rei da idade média nunca tomou banho em um chuveiro elétrico, ele não tinha uma geladeira, nunca teve o prazer de chupar um picolé e só sabia dos acontecimentos em outras regiões dias ou meses depois, isso se o mensageiro conseguisse chegar vivo ao destino.

Hoje praticamente todas as casas possuem eletricidade, chuveiro elétrico, geladeira, televisão e internet. Veja bem, não disse computador, disse internet. Isso porque até outubro do ano passado o número de smartphones no Brasil era de 198 milhões contra 208 milhões de habitantes.

Tá… aí você me pergunta. E o que tudo isso que foi dito tem a ver com a “era das mentes criativas”? Tudo isso que você citou não precisou de um criativo que o concebesse?

Bem, sim. Porém com a substituição de humanos por robôs e automações, nós estamos mais livres ainda para fazer aquilo que só o ser humano é capaz: IMAGINAR e CRIAR.

Obviamente postos de trabalhos serão dizimados, mas outras profissões que nem mesmo existem precisarão ser ocupadas. A maior parte delas relacionadas à tecnologia e serviços.

E para terminar, deixo um clichê e um questionamento. O mundo está mudando novamente e mais rápido do que nunca. De que lado você quer estar, do humano obsoleto ou do criativo revolucionário?

 

Fábio Andrade                                      

"Estudou Ciência da Computação. Aos 22 anos foi coordenador de tecnologia na Agência Wik. Co-fundador do Aprendocast, o primeiro podcast colaborativo do Brasil, com mais de 170 mil downloads. Atuou como analista de negócios na TOTVS Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Foi também Diretor de Inovação da Liga Empreendedora de Uberlândia. Atualmente é membro da Câmara Técnica de Inovação e Tecnologia do CODEN Uberlândia 2100."

Baixe gratuitamente a ferramenta 5W2H

Congresso Summit

Posted on Deixe um ComentárioPostado em Acontece na Alcer, blog

Congresso Summit

Em Abril deste ano a equipe da Alcer Consultoria marcou presença no Summit em São Paulo – SP, o maior evento do Brasil sobre Sistemas de Gestão – ERP’s.

As empresas que querem se manter competitivas no mercado precisam de dados fidedignos que apoiem a tomada de decisão por parte dos gestores. Relatórios financeiros, contábeis, de vendas e tantos outros, tornam-se muito mais simples e assertivos quando vinculados a um ERP moderno e de confiança.

Sabendo disso, nós da Alcer Consultoria buscamos nos atualizar acerca das principais novidades do mundo dos sistemas de gestão para auxiliarmos nossos clientes em todo o processo de aquisição de um ERP.

Além disso, ficamos por dentro das tendências do mercado tecnológico para as empresas e de como isso afeta os resultados organizacionais como um todo.

Alcer Consultoria: a empresa cada vez mais preparada para atender melhor os seus clientes. 

Rodada de Negócios com Contadores

Posted on Deixe um ComentárioPostado em Acontece na Alcer, blog

Rodada de Negócios com Contadores

A Alcer Consultoria promoveu em Uberlândia – Minas Gerais uma rodada de negócios com diversos contadores da região.

O Brasil é um dos países com a carga tributária mais complexa do mundo e isso torna cada vez mais complicada a rotina empresarial para nossos empreendedores.

Pensando nisso, realizamos um evento bastante enriquecedor com o intuito de firmarmos parceria com empresas de contabilidade e de entendermos mais sobre as dificuldades enfrentadas pelas organizações em nosso país.

Discutimos sobre a recuperação de impostos retidos, sobre as atividades que mais geram dubiedade entre as empresas, sobre as tendências econômicas e financeiras para o Brasil, entre diversos outros assuntos que queremos muito dividir e acrescentar aos nossos clientes.

A Alcer Consultoria está cada vez mais preparada e atualizada para fazer o seu negócio ter sucesso.

Imersão Equipe Alcer

Posted on Deixe um ComentárioPostado em Acontece na Alcer, blog

Imersão Equipe Alcer

Nós da Alcer Consultoria somos bastante preocupados com a sinergia e motivação de nossa equipe. Sabemos que, se nossos consultores e colaboradores não estiverem entusiasmados e animados, a jornada torna-se bem menos produtiva e interessante.

Em Maio deste ano, convidamos nossa equipe para uma imersão em Três Ranchos – Goiás. Foram dois dias de atividades motivacionais, dinâmicas e de muita discussão sobre estratégias de curto e longo prazo.

Trabalhamos sempre pensando nas pessoas que contribuem para o nosso crescimento. Valorizamos o que nossos consultores pensam e estamos sempre abertos a novas sugestões de melhorias.

A Alcer Consultoria é uma empresa feita de pessoas e para pessoas e estamos cada vez mais preparados para fazermos o seu negócio ter sucesso.

Congresso Cities

Posted on Deixe um ComentárioPostado em Acontece na Alcer, blog

Congresso Cities

A equipe da Alcer Consultoria marcou presença no Cities. Um evento extremamente enriquecedor sobre inovação e tecnologia que aconteceu em Uberlândia – MG.

Ficamos por dentro das principais tendências para os próximos anos, assistimos palestras de grandes CEO’s de sucesso, captamos diversas dicas e nos atualizamos para melhor atender e compartilhar esse conhecimento com nosso público-alvo.

Você sabia que o Governo de Minas Gerais tem sido um dos que mais investe em tecnologia e inovação no Brasil? O “Go Minas!” é um ótimo exemplo disso, um programa que demonstra os esforços do estado em unir-se com as universidades em prol do desenvolvimento de Startups em nosso país.

Sabemos que, em virtude da extrema concorrência que nossos clientes enfrentam, inovar torna-se uma das iniciativas mais assertivas para se destacar no mercado. Entretanto, diversas dúvidas são comuns entre os empreendedores: “Em que exatamente devo inovar?” “Quanto devo investir em tecnologia para alavancar os resultados do meu negócio?” “Qual o índice de retorno desse investimento?”

Nós da Alcer Consultoria analisamos o seu negócio e respondemos, junto a você, todos esses questionamentos!

Seja um parceiro Alcer. Solicite a visita de um de nossos consultores.